Filmes Russos Atuais

(e como eles são iguaizinhos os feitos nos EUA)
GUARDIÕES DA NOITE

“Nochnoy Dozor” (2004, EUA) de Timur Bekmambetov. Com Konstantin Khabensky, Vladimir Menshov, Valeri Zolotukhin, Mariya Poroshina, Galina Tyunina, Yuri Kutsenko, Aleksei Chadov, Zhanna Friske, Ilya Lagutenko, Viktor Verzhbitzky.
Como Guardiões da Noite foi o maior sucesso de bilheteria em todos os tempos na Rússia é um mistério para mim. Quando algo assim acontece geralmente é porque é um filme bastante inovador ou apresenta aspectos tipicamente nacionais, como foi o que aconteceu no Brasil com filmes como Dona Flor e Seus Dois Maridos, Cidade de Deus e 2 Filhos de Francisco. Ao contrário, o filme é uma cópia barata de "ANjos da Noite" (quem diria que isso poderia acontecer) .
A trama é confusa e irritante, pondo nos dois lados do conflito os soldados das luz, bons e os soldados da escuridão, do mau. Cada um ficou com uma parte do dia, e os bons então são guardiões da noite e os maus guardiões do dia, para haver um equilíbrio. Também existem Os Outros, que irão decidir a batalha, e nisso entra um garoto de 12 anos. A não ser por algumas cenas externas gravadas em Moscou, a história poderia se passar em qualquer outro lugar. Um filme de ação completamente decepcionante, como os feitos a rodo nos Estados Unidos.

O PEQUENO NARIGUDO

“Karlik Nos” (2003, RUS) de Ilya Maksimov. Com vozes de Albert Asadullin, Yelena Shulman, Yevgeniya Igumnova, Natalya Danilova, Igor Shibanov, Ivan Krasko, Tatyana Ivanova, Aleksey Gurev, Yelena Solovyova, Viktor Sukhorukov.
O Pequeno Narigudo, uma animação infantil russa, parece um desenho daqueles que passam no Canal Futura. Bonitinho, portador de uma mensagem para os infantes, um herói carismático, uma vilã malvada com ajudantes atrapalhados, uma menina bonita e com família importante para o desenrolar da trama... e só.
Não há nada de inventivo aqui, e talvez isso seria pedir muito. A história se desenvolve normalmente, sem qualquer novidade em narrativa ou estética. Isso não atrapalha muito, especialmente para as crianças que conseguem se divertir sem ver um festival de violência gratuita e roteiro descerebrado.
A personagem da bruxa malvada é interessante, e algumas situações apesar de batidas funcionam bem, como a transformação da princesa em um ganso. Com uma boa lição de moral e um final para agradar a todos querendo um filme leve (apesar de ser previsível desde o primeiro minuto), supera e muito alguns dos desenhos feitos em Hollywood. Este pelo menos trata a criança pelo que ela é e não como simplesmente um produto.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home