FESTIVAL DO RIO II

BAMAKO

“Bamako” (2006, MAL/EUA/FRA) de Abderrahmane Sissako. Com Aïssa Maïga, Maimouna Hélène Diarra, Balla Habib Dembélé, Djénéba Koné, Hamadoun Kassogué, William Bourdon, Mamadou Kanouté, Gabriel Magma, Aminata Traoré, Danny Glover.
Apesar de hiper panfletário, ainda é um interessante estudo, sobre as condições vividas pelos africanos nos dias de hoje e a interferência ocidental em demasia, mesmo que com boas intenções, mas sacrificando o continente a uma posição de submissão, usando como ponto de partida um julgamento no qual a sociedade africana acusa ao Banco Mundial e ao FMI de todos os males vividos lá. Quando Danny Glover entra em cena, estrelando uma espécie de faroeste africano, tem-se a impressão que o filme vai arrasar, o que nunca acontece. Mas nunca chega a perder o pique e se mantêm firme até o final.
---------------------------------------------------------------------------------------------

O EDIFÍCIO YACOUBIAN

“Omaret yakobean” (2006, EGI) de Marwan Hamed. Com Adel Imam, Nour El-Sherif, Youssra, Essad Youniss, Ahmed Bedir, Hend Sabri, Khaled El Sawy, Khaled Saleh, Ahmed Rateb, Somaya El Khashab, Bassem Samra, Mohamed Imam.
Talvez seja a grande surpresa até agora do festival, não por ser um dos melhores já apresentados, mas porque eu não esperava nada, entrei no cinema achando que ia ser algo como um novelão egípcio, mas sai muito satisfeito. Em seu longa de estréia Hamed consegue desenvolver cada subtrama que funcionam muito bem dentro de si, apesar de não existir uma ligação forte entre elas. A montagem é o problema, por vezes deixando uma das personagens principais fora de cena por vinte ou trinta minutos e exagerando o uso de outras. Temas polêmicos principalmente para o mundo islâmico como poligamia, aborto, homossexualismo, terrorismo, fanatismo religioso, corrupção política e uma crescente ocidentalização são apresentados com dedicação pelos roteristas e pelos atores, montando um extensivo painel da sociedade egípcia atual. Ao mesmo tempo em que nenhum membro do elenco tenha destaque, nenhum também destoa do geral. O que destoa, de fato, é o final, quase uma contradição do filme. Mas até lá já foram duas horas e meia de bom cinema, embalado por uma trilha grandiosa mas que sabe seu momento de permanecer em silêncio.
------------------------------------------------------------------------------------------------

A PROMESSA

“Wu ji” (2005, CHN/HKO/JAP/CRS) de Chen Kaige. Com Dong-Kun Jang, Hiroyuki Sanada, Cecilia Cheung, Nicholas Tse, Ye Liu, Hong Chen, Cheng Qian.
Mais um épico oriental feito para exportação depois dos sucessos de O Tigre e o Dragão, Herói e Clã das Adagas Voadoras, possui um roteiro chato e inócuo, com personagens mal resolvidos e sem domínio total da história por parte do diretor. Não há nada de novo aqui, você já viu tudo aquilo, os romances, as trocas de identidades, as lutas cada vez menos inspiradas e repetitivas. Nem a fotografia de Peter Pau salva, exagerando cores e formas, tentando criar uma beleza, mas que cansa. Um verdadeiro desperdício, que ainda possui algumas partes muito, mas muito, mas muito ruins, principalmente quando envolve uma criatura meio sobrenatural.
------------------------------------------------------------------------------------------------

DEITE COMIGO

“Lie With me” (2005, CAN) de Clément Vigo. Com Lauren Lee Smith, Eric Balfour, Polly Shannon, Mayko Nguyen, Michael Facciolo, Kate Lynch, Ron White, Kristin Lehman, Don Francks, Frank Chiesurin.
Durante toda a duração do longa, o filme caminha na linha tênue entre a superficialidade e um estudo das personagens e de suas ações. Não chega a ser superficial como os filmes de Larry Clark, mas também não consegue controlar as personagens e nem identificar suas emoções e trabalhar nelas, deixando o trabalho sujo para o público. Lauren tem um papel difícil e não consegue entrar mais que um palmo nela, mas Eric está bem melhor. A trilha é o destaque do filme, que poderia muito bem ter deixado de lado as cenas de sexo explícito e trabalhado mais no interior, em algo mais sutil.

0 Comments:
Post a Comment
<< Home