A Ponte

A PONTE

"The Bridge" (2006, RUN/EUA) de Eric Steel.
Este documentário premiado em Sundance pode ser considerado uma aula de “como fazer documentário de Michael Moore sem o orçamento dele”. O filme serve como uma apologia ao suicídio, sem apresentar nenhum contra-argumento, o que já invalida o seu propósito de existir. No começo até parece interessante os depoimentos de pessoas, sejam elas, amigos ou parentes, que entendam o comportamento dos suicidas, mas quando o filme não consegue passar dissoo, o filme desaba.
Soa como voyeurismo de quinta categoria exibir os últimos momentos de alguns que perderam a vida na Golden Gate Bridge, localizada em São Francisco e não fazer nenhum questionamento de ordem moral. Segundo dados apresentados pelo diretor o lugar é o mais escolhido para o último lugar de suicidas no mundo inteiro. Quando um fotógrafo em seu depoimento conta que ao ver uma menina no parapeito da ponte não sabia se tirava foto ou tentava salvá-la, e pergunta se isso não é normal e acontece com todos nós, o filme atinge seu ponto mais baixo e mais editorial.
Os únicos momentos de brilho ficam a cargo de alguns dos entrevistados, principalmente o do menino que chegou a pular mas sobreviveu por sorte e milagre, Mas mesmo aí a mão fria de Steel entra em cena e um detalhe importantíssimo do destino dele fica sem dar resposta direta,mas um espectador mais atento perceberá que ele ficou paraplégico, o que provavelmente seria ruim para a propaganda do filme.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home