Cinema Mon Amour

Thursday, September 21, 2006

A Educação das Fadas




A EDUCAÇÃO DAS FADAS

“La educación de las hadas” (2006, ARG/FRA/POR/ESP) de José Luis Cuerda. Com Ricardo Darín, Irène Jacob, Bebe, Glòria Roig, Víctor Valdivia, Jordi Bosch, José Luis Cuerda.


O filme gerou comentários horríveis na cabine que eu participei, mas não achei tão fraco assim. Ricardo Darín defende bem o seu papel, o de um homem que vê de repente sua esposa de dois anos (Irene) pedir o divórcio sem dar explicações. O mais difícil porém é a separação com o filho dela (Víctor), um moleque esperto com quem tem ótima relação.

O filme nunca foge dos clichês e nem faz questão de fugir deles. O mistério que rege a trama é explicado ao final e bem ridículo, mas ao menos não chega ao ponto máximo que seria uma confrontação entre as personagens principais. Muitas outras coisas não convencem, como o repertório da criança, que claro só um adulto poderia ter escrito e isso contamina cenas interessantes, como a conversa entre ele e a imigrante argelina (Bebe), já que fica evidente sua inverosimilhança.

Verossimilhança é, aliás, uma palavra que não existe no filme. Tudo é muito exagerado, muito fantasioso, sem compromissos com o real. Até coisas que em filmes sérios ganhariam contornos dramáticos mais atenuados, aqui é tratado com uma leveza que sufoca pouco a pouco suas boas intenções.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home