Kamchatka

KAMCHATKA

"Kamchatka" (2002, ARG/ESP) de Marcelo Piñeyro. Com Matías Del Pozo, Ricaro Darín, Cecilia Roth, Milton De La Canal, Héctor Alterio, Fernanda Mistral, Tomás Fonzi, Mónica Scapparone, Evelyn Domínguez, Nicolás Cantafio, Leticia Brédice.
Marcelo Piñeyro confirma a sua posição de um dos melhores diretores argentinos da atualidade. Depois dos sucessos de Cinzas do Paraíso e Plata Quemada (2000), ele parte para o drama familiar e político, com Kamchatka, que se passa no ano de 1976, logo após o golpe militar na Argentina.
Quem não conhece o cenário em que se passa o filme, pode ter problemas em entendê-lo. Afinal, nada é explicado, apenas que a primeira cena se passa “no outono de 76, dias depois do golpe” e depois não se faz nenhuma referência direta à situação política. Mas a aparente falta de construção do roteiro na verdade é seu maior triunfo.
Toda a história se passa pelos olhos de um menino que durante um dia de escola, recebe a notícia que ele, seus pais e seu irmão mais novo irão viajar por motivos desconhecidos. Depois de um tempo na casa de um amigo dos pais, o menino descobre que o sócio do pai advogado foi levado por “eles”, um pronome, no qual o sujeito nunca é dito mas também nunca se torna ausente.
O filme então se concentra no menino e seu desafio em se esconder do mundo, evidenciado pela sua fascinação por Houdini – escapista e não mágico, que faz apenas truques bobos, diz ele no filme. Todos tem que usar nomes falsos e no filme não conhecemos os nomes verdadeiros deles, um truque bem utilizado por Piñeyro, que também escreveu o filme junto com Marcelo Figueras. Mesmo no ambiente familiar e teoricamente protegido, eles continuam com seus escudos para se proteger.
O isolamento faz a família se aproximar mais. Jogos de war e filmes com o pai, momentos com a mãe e brincadeiras com o irmão mais novo, além da amizade com Lucas, um jovem que vai passar uns dias com a família, irão ficar na memória do garoto, cujo codinome é Harry, nesta brincadeira toda. Tudo é conduzido quase perfeitamente por Piñeyro que sabe muito bem quando tratar o filme com leveza ou quando dar um tom tenso ao filme.
Cecília Roth e Ricardo Darín, um dos melhores atores argentinos atuais, comandam o filme com a perfeição esperada, auxiliado pelo elenco jovem, em especial, Matias Del Pozo, como o personagem que serve como os olhos do espectador. Héctor Alterio e Fernanda Mistral também tem participação marcante como os avôs.
>>> Esse texto foi escrito no dia da sessão, 14 de agosto de 2005, quando eu tava em uma semi férias, trocando de jornal. Apesar de não chegar perto dos melhores textos que já escrevi, publico para servir de "prévia" para o de "O que Você Faria?", do mesmo Piñeyro que deve sair do forno essa semana ainda.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home