Cinema Mon Amour

Saturday, October 07, 2006

Festival do Rio — Candidatos ao Oscar de Filme Estrangeiro 2007

AUSTRÁLIA



DEZ CANOAS

“Ten Canoes, 2006, AUS) de Rolf de Heer, Peter Djigirr. Com Richard Birrinbirrin, Johnny Buniyira, Peter Djigirr, Frances Djulibing, David Gulpilil, Jamie Gulpilil, Crusoe Kurddal, Peter Minygululu.

Se existe alguma razão para o filme ser visto é o seu caráter quase único, contando a história dos aborígenes australianos, na língua deles e com atores aborígenes. Mas pena que a história seja bem desinteressante e chata, não conseguindo atrair a atenção do espectador. A metalinguagem é utilizada, quando o narrador briga com a personagem que está ouvindo por não ter paciência e aí é quase um recado dos diretores, se revelando manipuladores: “Se você não está gostando, a culpa é sua”. Se for possível, assista. Mas se não for, não se preocupe: Você não está perdendo nada demais.

-------------------------------------------------------------------------------------

ITÁLIA



NOVO MUNDO


“Nuovomundo” (2006, FRA/ITA) de Emanuele Crialese. Com Vincenzo Amato, Charlotte Gainsbourg, Aurora Quattrocchi, Francesco Casisa, Filippo Pucillo, Federica de Cola, Isabella Ragonese.

Novo Mundo entra em território já familiar: O dos muito italianos que imigraram para os Estados Unidos no início do século XX. Neste caso, um homem com seus dois filhos e sua mãe que embarca para a América na esperança de se encontrar com seu irmão gêmeo. No navio encontra uma inglesa e recebe um pedido de casamento. Um dos méritos do filme é justamente não tentar desvendar o mistério por trás da personagem de Gainsbourg, e se ater pelo ponto de vista de Amato, perfeito no papel principal. Puccilo é o outro destaque do elenco, como o filho mudo. As cenas no navio, denunciando a multiplicidade italiana são geniais, assim como a habitual cena de tempestade, que aqui parece muito mais assustadora do que nos blockbusters americanos. Na parte técnica, destaque absoluto para a belíssima fotografia de Agnès Godard, criando um clima especial para a trama.

-------------------------------------------------------------------------------------

ROMÊNIA



COMO FESTEJEI O FIM DO MUNDO


“Cum mi-am petrecut sfarsitul lumii” (2006, ROM/FRA) de Catalin Mitulescu. Com Doroteea Petre, Timotei Duma, Ionut Becheru, Cristian Vararu, Jean Constantin, Mircea Diaconu, Carmen Ungureanu, Valentin Popescu, Marius Stan, Marian Stoica


Comédia romena relatando a vida de uma garota no ano de 1989, último ano da ditadura de Ceausescu. A história é meio banal, e não apresenta nenhuma novidade, nem nas questões políticas, nem familiares e muito menos nos dois romances que a protagonista vive. Se o filme merece menção é por causa de seu elenco afiado, e uma fotografia fantástica. Mas não sai muito disso, e fica a sensação de que se fosse melhor trabalhado poderia ter sido um pequeno grande filme.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home