Cinema Mon Amour

Thursday, October 26, 2006

No cinema



CAPITÃES DE ABRIL

“Capitães de Abril” (2000, ESP/ITA/FRA/POR) de Maria de Medeiros

Stefano Accorsi, Maria de Medeiros, Joaquim de Almeida, Frédéric Pierrot, Fele Martínez, Manuel João Vieira, Marcantonio Del Carlo, Emmanuel Salinger, Pedro Hestnes, Ricardo Pais, Raquel Mariano, Rita Durão, Manuel Manquiña.

Um bom retrato sobre a Revolução dos Cravos, que derrubou a ditadura salazarista que reinava em abril de 1974, usando como ponto de vista os diversos lados da sociedade portuguesa da época, como os representantes do governo, os militares, tanto aqueles que apoiavam como aqueles que estavam inconformados com as constantes guerras na África, e também os militantes de esquerda que tentavam a queda de Manuel Caetano.

O clima do filme é bem construído, com uma tensão sempre em crescente. Medeiros acerta em não dar muita bola para o resultado final, já que todos sabemos o que acontecerá e sim se focar em dramas humanos envolvidos em todo o acontecimento, cujas definições são uma surpresa para o espectador. O elenco ajuda, mas não há nenhum destaque.





TAPETE VERMELHO

(2006, BRA) de Luiz Alberto Pereira. Com Matheus Nachtergaele, Vinícius Miranda, Gorete Milagres, Rosi Campos, Aílton Graça, Jackson Antunes, Paulo Betti, Débora Duboc, Paulo Goulart, Cássia Kiss.

O filme tenta reproduzir o clima dos filmes de Mazzaropi, e até que tem certo sucesso em resgatar um clima interiorano. Mas há alguns pontos negativos fortíssimos que quase derrubam toda a empreitada: O uso constante de aparições especiais, quase nunca funciona com exceção de Cláudia Raia e Jackson Antunes.

A direção é fraca, não conseguindo extrair os melhores momentos do roteiro e criar boas cenas. Eu que não estava gostando do filme, me surpreendi ao me emocionar no clímax, mas comprovando sua falta de talento, o diretor termina abruptamente a cena, deixando uma péssima sensação de vácuo, não conseguindo se aproveitar bem do material. É legalzinho e só. É legalzinho e basta.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home