Meus 15 Anos

MEUS 15 ANOS
“Quinceañera” (2006, EUA) de Richard Glatzer, Wash Westmoreland. Com Chalo González, Emily Rios, Jesse Garcia, Jesus Castanos, Araceli Guzman-Rico,Johnny Chavez, Carmen Aguirre, David W. Ross, Jason L. Woods
Em algum momento modificaram o sentido de um excelente roteiro para um filme com idéia excelente. Foi assim com Obrigado por Fumar. E com esse Meus 15 anos, que já está sendo cotado pelos “especialistas”, como um dos favoritos para a categoria de roteiro original, mas este apresenta problemas gravíssimos, diálogos horríveis (e não quero dizer aqueles que são horríveis propositalmente) e uma conclusão insatisfatória.
Como perdeu a mão a partir de um material tão original é uma dúvida enorme. Original apenas da fórmula inicial que se diga de passagem, já que pouco a pouco a história de uma menina de 14 anos que se descobre grávida (apesar de declarar ser virgem) e ao ser expulsa de casa, vai morar com seu tio-bisavó que já abriga o primo gay também expulso, se transforma num amontoado de clichês, frases feitas e situações inverossímeis, causadas por todas personagens da trama.
O que deveria ser um estudo das tradições do povo mexicano, não passa de uma visualização rasa. O que deveria ser a luta entre gerações, uma mais presa ao passado ou ao dinheiro e aquela presa a seus ideais, nem é realizado bem-feito. A relação com a Virgem Maria é outro fator negativo na avaliação. As únicas coisas que sobram são umas boas tiradas sobre o comportamento dos adolescentes de hoje, mesmo que isso já tenha sido alvo de inúmeros outros filmes.
As atuações, pelo menos ajudam, na medida do possível. Chalo González está comedido e mesmo assim consegue transmitir uma gama de sentimentos aos seus sobrinhos-bisnetos (e à platéia). Emily Rios e Jesse Garcia mostram, por sua vez, que poderiam estar ótimos em cena se tivessem um roteiro de verdade em mãos, além de uma direção competente.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home