Cinema Mon Amour

Sunday, September 17, 2006

Meus 15 Anos



MEUS 15 ANOS


“Quinceañera” (2006, EUA) de Richard Glatzer, Wash Westmoreland. Com Chalo González, Emily Rios, Jesse Garcia, Jesus Castanos, Araceli Guzman-Rico,Johnny Chavez, Carmen Aguirre, David W. Ross, Jason L. Woods


Em algum momento modificaram o sentido de um excelente roteiro para um filme com idéia excelente. Foi assim com Obrigado por Fumar. E com esse Meus 15 anos, que já está sendo cotado pelos “especialistas”, como um dos favoritos para a categoria de roteiro original, mas este apresenta problemas gravíssimos, diálogos horríveis (e não quero dizer aqueles que são horríveis propositalmente) e uma conclusão insatisfatória.

Como perdeu a mão a partir de um material tão original é uma dúvida enorme. Original apenas da fórmula inicial que se diga de passagem, já que pouco a pouco a história de uma menina de 14 anos que se descobre grávida (apesar de declarar ser virgem) e ao ser expulsa de casa, vai morar com seu tio-bisavó que já abriga o primo gay também expulso, se transforma num amontoado de clichês, frases feitas e situações inverossímeis, causadas por todas personagens da trama.

O que deveria ser um estudo das tradições do povo mexicano, não passa de uma visualização rasa. O que deveria ser a luta entre gerações, uma mais presa ao passado ou ao dinheiro e aquela presa a seus ideais, nem é realizado bem-feito. A relação com a Virgem Maria é outro fator negativo na avaliação. As únicas coisas que sobram são umas boas tiradas sobre o comportamento dos adolescentes de hoje, mesmo que isso já tenha sido alvo de inúmeros outros filmes.

As atuações, pelo menos ajudam, na medida do possível. Chalo González está comedido e mesmo assim consegue transmitir uma gama de sentimentos aos seus sobrinhos-bisnetos (e à platéia). Emily Rios e Jesse Garcia mostram, por sua vez, que poderiam estar ótimos em cena se tivessem um roteiro de verdade em mãos, além de uma direção competente.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home