Cinema Mon Amour

Friday, September 15, 2006

Luzes na Escuridão


LUZES NA ESCURIDÃO


"Laitakaupungin Valot" (2006, FIN/ALE/FRA) de Aki Kaurismäki. Com Janne Hyytiäinen, Maria Heiskanen, Maria Järvenhelmi, Ilkka Koivula.


Já fui para a sessão do filme com certo pé atrás, o que não deve acontecer, mas enfim, como controlar? A razão é simples: Ele é a última parte de uma trilogia que inclui Um Homem Sem Passado, filme mais famoso dele, indicado ao Oscar de estrangeiro e que eu não gostei, não consegui me identificar em nenhum momento com a personagem principal.

Aqui, a coisa ameaça ir para a mesma instância, mas sempre permanece ao menos na média, e na parte final fecha literalmente com chave de ouro. É um filme bonito, singelo, e que mesmo caindo nas armadilhas de "silêncio que pretende falar muito mas não diz nada", é ainda assim fascinante.

O roteiro tem problemas, um em especial grave (relacionado perto do final do filme), mas o talento de Kaurismäki consegue reverter inclusive esse tal problema grave, em uma belíssima seqüencia que fecha o filme. A direção, justamente, é o carro-chefe do longa, posicionando a câmera em alguns ângulos fantásticos, evitando a trepidação, mantendo ela firme e poderosa. Uma cena em especial em que a câmera permanece no mesmo lugar e a personagem principal segue para outro canto com três fortões para lutar é primorosa.

Janne Hyytiäinen lembra Steve Buscemi, muito bem no seu papel, como um cara passivo diante da vida e das oportunidades, mas que não chega a ser idiota ou nada parecido e assim, consegue criar uma relação com a platéria. Mas o filme é mesmo das mulheres. Heiskanen está perfeita como uma femme fatale que em algumas ações parece esboçar sinais de humanismo, mas no final é mesmo para salvar a sua própria pele. E Järvenhelmi, ilumina quando aparece num papel meio ingrato, pelo seu pouco tempo de tela. Outro problema é que ela é má desenvolvida, mas talvez isso tenha sido proposital, para realçar a relação dela com Hyytiäinen.

A trilha é boa, composta por algumas canções interessantes, sempre expressando o sentimento das personagens. Uma cena exemplar é quando vários homens estão bebendo por amores partidos enquanto uma música de fossa começa a tocar no jukebox. E finalmente, as cenas externas em Helsinque são ótimas, realçando uma belíssima fotografia.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home