Cinema Mon Amour

Thursday, September 14, 2006

Maratona Pedro Almodovar



Nesta semana, pré-Festival do Rio, o Odeon marcou pequenas maratonas de filmes do cineasta espanhol mais popular, Pedro Almodóvar. No segundo dia, dois de seus melhores trabalhos (e mais recentes, não por coincidência), “Má Eduação” e “Fale com Ela”, além de “Labirinto de Paixões” que me pareceu instigante.

Mas acabei só indo mesmo na segunda-feira, com três títulos mais antigos dele, oportunidade de conferir estes títulos, além de não ser qualquer dia que se encontra um Almodóvar na telona. Os comentários mais específicos estão abaixos, mas uma impressão foi unânime: Ele realmente está na sua melhor fase, e isso só cresce a minha expectativa por “Volver”.



DE SALTO ALTO


"Tacones Lejanos" (1991, ESP) de Pedro Almodóvar. Com Victoria Abril, Marisa Paredes, Miguel Bosé, Anna Lizaran, Mayrata O'Wisiedo, Féodor Atkine, Pedro Díez del Cortez, Bibiana Fernández, Nacho Martínez, Javier Bardem.

O filme mais bem trabalhado dos três, já realizado nos anos 90. Aqui a história ganha mais importância do que certas cenas, piadas ou situações. O tom melodramático é utilizado como elemento principal, unindo as histórias e os destinos das três personagens principais, interpretadas por Victoria Abril, Marisa Paredes e Miguel Bosé, o que seria reutilizado em toda sua obra futura, principalmente em “Carne Trêmula” e “Má Educação”. Talvez este seja a principal qualidade do cineasta, conseguir “linkar” tantas personagens, criando universos distintos e ainda assim unidos com uma grande força. O filme só tem a ganhar com a reviravolta no final, e mostra todo o potencial que ele teria no futuro. O tom cômico permanece, mas bem mais contido e servindo como suporte ao quadro geral.




PEPI, LUCI E BOM

"Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón" (1980, ESP) de Pedro Almodóvar. Com Carmen Maura, Félix Rotaeta, Olvido Gara, Eva Siva, Concha Grégori, Kiti Manver, Cecilia Roth, Julieta Serrano, Cristina Sánchez Pascual, Fabio McNamara, Augustín Almodóvar.

Um filme bem mais fraco de Almodóvar, em que algumas piadas e cenas muito bem boladas arrancaram gargalhadas da platéia, mas não conseguem salvar o filme de um vazio estrutural. Tudo é muito raso, e não por acaso, as melhores seqüências são isoladas da história, como a dos comerciais, as “Ereções Gerais” e o primeiro encontro entre Luci e Bom. Muito amador, com um roteiro interessante, mas sem a mão firme de um diretor, desperdiçando personagens que após uma cena demonstrando um forte potencial, simplesmente some de cena, sem mais explicações. Filme de estréia de Almodóvar em película, já que seu anterior “Folle... folle... folleme Tim” foi em Super-8.






MAUS HÁBITOS


"Entre Tinieblas" (1983, ESP) de Pedro Almodóvar. Com Cristina Sánchez Pascual, Julieta Serrano, Marisa Paredes, Carmen Maura, Lina Canalejas, Chus Lampreave, Eva Siva, Will More, Laura Cepeda.

Filmado logo depois de “Pepi, Luci e Bom” é superior, mas serve do mesmo mal deste: Um roteiro muito melhor do que a direção. Aqui a crítica à Igreja, na figura de freiras que se drogam, roubam, traficam e lêem livros obscenos não foge do caricato, sem nenhuma questão realmente instigante. O elenco dá conta do recado, e o filme é bom, criando algumas cenas inesquecíveis, mas fica bem aquém do Almodóvar anos 90.

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