CIDADÃO DUANE 
“Citizen Duane” (2006, CAN) de Michael Mabbott. Com Douglas Smith, Devon Bostick, Vivica A. Fox, Donal Logue, Alberta Watson, Jane McGregor, Nicholas Carella, Andrew Corry, Rosemary Dunsmore, Jessica Holmes.Mais um daqueles filmes canadenses que imitam o espírito independente americano e talvez por não ficar preso a ideologias e critérios daquele país, faz uma crítica mais afiada das cidades pequenas e de seus habitantes, mas fica muito preso a uma fórmula de garoto inteligente e fora do círculo social que se rebela contra sociedade para assim aprender suas lições e ver que não é tão diferente daquilo tudo que critica. Você pode até curtir o final irônico, se não achar ele bem ridículo, como eu. Mas pelo lado positivo, o elenco é ótimo, sem exceções e disparado o ponto alto do filme.
------------------------------------------------------------------------------------------------

MAN PUSH CART 
“Man Push Cart” (2006, EUA) de Ramin Bahrani. Com Ahmad Razvi, Leticia Dolera, Charles Daniel Sandoval, Ali Reza, Farooq 'Duke' Muhammad, Panicker Upendran, Arun Lal, Razia Mujahid, Hassan Razvi, Mustafa Razvi, Altaf Houssein.
Era o filme que eu mais esperava dentre os programados para a Repescagem, mas talvez por não ser tudo aquilo que a minha mente tinha criado, foi a maior decepção. O filme é bom, não se discute. Mas é tudo muito simples, os problemas ali retratados existem e se passam todos os 90 minutos apenas vendo eles, nunca os estudando ou discutindo. As cenas noturnas ou logo de manhã cedinho em Manhattan são as melhores. O filme é até bom, com um elenco afiado, mas quando a situação que deveria ser o Ponto de Virada I (de acordo com o manual de Fields) vira o conflito final, tem-se um problema muito sério.
------------------------------------------------------------------------------------------------

MILAREPA 
“Milarepa” (2006, IND/BUT) de Neten Chokling. Com Orgyen Tobgyal, Kelsang Chukie Tethtong, Jamyang Lodro, Jamyang Nyima, Gimyan Lodro, Kelsang Chokie Tethong, Kelsang Chukie Tethong, Lhakpa Tsamchoe.
Mais uma historinha oriental que tenta se vender por ser bonitinha e passar lições valiosas de humanidade, mas que não funciona por ser tudo muito fake apesar da história ser verdadeira, mostrando os primeiros anos da vida do Milarepa, uma espécie de guia espiritual. A segunda parte fica para a continuação, que é anunciada nos créditos. Mesmo todo o lance de uma vingança através da mente é mal tratado aqui e se o roteiro fosse bom, os efeitos especiais fracos até seriam perdoados.
------------------------------------------------------------------------------------------------

TERRA CONGELADA 
“Paha maa” (2005, FIN) de Aku Louhimies. Com Jasper Pääkkönen, Mikko Leppilampi, Pamela Tola, Petteri Summanen, Matleena Kuusniemi, Mikko Kouki, Sulevi Peltola, Pertti Sveholm, Samuli Edelmann.
Interessante filme finlandês, a exemplo do clássico Winchester 73, mostra como uma série de ações se sucedem após um professor ser demitido, seu filho sair de casa, e ele falsificar uma nota de 500 Euros. Algumas histórias como a do marido da policial (foto) são muito mais interessantes, e outras, como a do vendedor de aspirador de pó são deixadas de lado abruptamente, dando ao filme uma sensação bastante irregular. Apesar disso, as melhores histórias, aliadas a uma bela fotografia deixam o filme justamente na média.
------------------------------------------------------------------------------------------------

TUDO QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE ROBERT WILSON 
“Absolute Wilson” (ALE/2006) de Katharina Otto.
Documentário competente, mas convencional sobre uma figura que sempre foi o oposto do convencional. Isso contribuiu para parecer bem deslocado, até porque comete um erro bastante comum em biografias de artistas, de se focar muito em histórias pessoais (não que elas não sejam importantes e não deviam ser registradas), e dar pouco espaço para as obras deste teatrólogo, que pelo que aprendemos no filme, revolucionou a arte, com peças inovadoras e que quase nunca atraem público grande. Dá uma vontade danada de ver algo do Bob Wilson. E esperar que no lançamento comercial eles mudem esse título ridículo.
------------------------------------------------------------------------------------------------
VERÃO EM BERLIM 
“Sommer vorm Balkon” (2005, ALE) de Andreas Dresen. Com Inka Friedrich, Nadja Uhl, Andreas Schmidt, Stefanie Schönfeld, Vincent Redetzki, Christel Peters, Kurt Radeke, Hannes Stelzer.Duas amigas passam o verão em Berlim, lidando com problemas diversos, relacionados a empregos, filho, e claro os homens. Mais um filme alemão que promete fazer um estudo profundo das personagens, mas fica bem raso. Tudo é tratado de forma superficial e nem as competentes atuações do elenco, em especial das atrizes principal salva o filme do fiasco, resultado de um roteiro mal resolvido.